Parceiro Técnico
Planejamento e Gestão Administrativa
Gestão inclusiva: pessoas com deficiência
Acessibilidade, inclusão, deficiência, equidade e tantos outros termos que ainda precisam ser discutidos no âmbito da Educação pública e na modalidade especial, mas que não se limitam a essa seara, fazem parte da Tecnologia Educacional Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência. Nesta tecnologia apresentaremos várias dimensões necessárias às Secretarias de Educação na garantia de direitos às pessoas com deficiência.
Vamos implementar?
Orientações Gerais
Sobre a Tecnologia
Derrubar barreiras e permitir que as pessoas tenham acesso a diferentes formas de aprender é um desafio que se faz cada vez mais presente na busca por uma educação pública equânime. O papel das Secretarias Municipais de Educação é fundamental na promoção de estratégias para que a gestão pense e estabeleça ações e metas em conjunto com as pessoas com deficiência. Este trabalho deve ser estruturado considerando as legislações vigentes e a pluralidade das comunidades escolares.
Objetivo
Implementar ações para que todas as crianças, adolescentes e jovens com deficiência em idade escolar estejam matriculados na escola comum; que seja garantida a participação e a aprendizagem para todos(as) os(as) estudantes; e que o sucesso escolar seja ampliado em seu território.
Resultados esperados
Curto prazo: Realizar diagnóstico e análise situacional da rede de ensino; elaborar plano de formação para educadores da rede definido e acordado na Secretaria de Educação; estruturar fluxos para o Atendimento Educacional Especializado; articular e alinhar todos os departamentos da Secretaria de Educação conceitualmente sobre inclusão; estabelecer processo de monitoramento e avaliação da Tecnologia Educacional com correções de fluxo e melhorias implementadas;
Médio prazo: profissionais da rede atuando na perspectiva inclusiva, considerando múltiplas formas de aprendizagem; rede de apoio com fluxo de atendimento elaborado e pessoas com deficiência do município mapeadas; Educação Especial na perspectiva inclusiva refletida nos planos político pedagógicos das escolas de forma transversal; equidade e inclusão como princípios de toda a Secretaria de Educação;
Longo prazo: Todas crianças, jovens e adolescentes com deficiência em idade escolar matriculadas na rede de ensino; garantia de participação e aprendizagem para todas e todos; sucesso escolar ampliado para todos(as) os(as) estudantes.
Como os conteúdos estão organizados?
Nesta Tecnologia Educacional serão apresentadas dimensões para a implementação, monitoramento e avaliação, além da formação para técnicos e outros profissionais da educação apoiando-se nos temas:
- Diretos Humanos e Direito à Educação;
- Histórico do movimento pela conquista dos direitos das pessoas com deficiência;
- Gestão na perspectiva inclusiva e política pública;
- Acessibilidades e tecnologia assistiva;
- Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem;
- Estratégicas pedagógicas na perspectiva inclusiva e currículo;
- Rede de proteção e diálogo entre educação e saúde;
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) e trabalho colaborativo.
Será que esta tecnologia é indicada para sua rede?
Garantir a equidade de acesso e aprendizado para estudantes com deficiência é o desafio de qualquer rede de educação. Neste sentido, a equipe da Secretaria será conduzida a se debruçar sobre a própria realidade e identificar os facilitadores e as barreiras para alcançarem uma Educação Inclusiva. Às crianças, adolescentes e jovens matriculados na educação básica, deve-se garantir o direito à participação e aprendizagem, elementos fundamentais para a transformação na qualidade da educação ofertada. A implementação da Tecnologia proporcionará a oportunidade para diálogos, trocas e busca de soluções elaboradas de forma conjunta com as instituições e a comunidade.
Casos reais dessa Tecnologia
Dirigentes e equipes
Papel principal
Nesta Tecnologia, a Educação Inclusiva precisa estar transversalizada a todas as questões da Secretaria. Aqui todas e todos são importantes para a implementação da Tecnologia em seus objetivos e na construção de ações zelem pela igualdade de oportunidades para todas as estudantes e os estudantes matriculada(o)s na Educação Básica.