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Gestão dos Resultados Educacionais

Esta dimensão refere-se a garantia dos resultados educacionais e está dividida em dois níveis. A escolarização, que aborda o acesso, a frequência e a trajetória dos alunos; e o Aprendizado para todos, que olha tanto os aprendizados quanto as desigualdades educacionais. Aqui, escolarização e aprendizado são evidências do sucesso do sistema municipal de educação na garantia do direito à educação.

Gestão Pedagógica

A dimensão possui dois níveis. O primeiro refere-se à liderança da Secretaria, com ações que envolvem a construção do currículo municipal, a qualidade da oferta da formação continuada, as práticas de apoio formativos aos professores em estágio probatório e a assessoria às escolas para acompanhamento das estratégias pedagógicas. O segundo nível está ligado a aspectos que são de responsabilidade dos profissionais que atuam diretamente nas escolas, como a construção do projeto político pedagógico, as práticas docentes, a qualidade do clima ou convivência escolar, e ainda a liderança voltada para o aprendizado.

Planejamento e Gestão Administrativa

Esta dimensão é dedicada à avaliação dos processos administrativos, financeiros e de gestão de pessoas essenciais para a construção de políticas educacionais nos municípios brasileiros. Ela é composta por: Planejamento (Plano Municipal de Educação, Planejamento Estratégico e Planejamento Orçamentário), Gestão Administrativa e Financeira (gestão de recursos financeiros e de pessoas), Infraestrutura e Recursos Educacionais (infraestrutura, transporte e alimentação escolar) e Valorização da Carreira dos Profissionais (Plano de Carreira).

Participação, Ações Colaborativas e Controle Social

Garantir a proteção e o desenvolvimento integral dos estudantes passa também pela articulação intersetorial, participação social e pelo fortalecimento das relações de colaboração entre município, Estado e governo federal. Assim, esta Dimensão do Autodiagnóstico incorpora critérios fundamentais que afetam diariamente a ordem pedagógica e precisam ser alavancados tanto pela gestão do órgão central quanto pelas escolas ou creches.