Parceiros Técnicos
Planejamento e Gestão Administrativa
Gestão de pessoas e de recursos
A gestão financeira das secretarias de educação inclui pagamento dos profissionais da educação, manutenção e ampliação da infraestrutura das escolas e domínio de diferentes fontes de financiamento. Conhecendo os limites e possibilidades dos recursos, a secretaria consegue se planejar e avançar.
Vamos implementar?
Orientações Gerais
Sobre a Tecnologia
Se os recursos financeiros parecem sempre insuficientes ou só cobrem o básico dos gastos na secretaria, é preciso fazer uma gestão precisa do que está disponível! Aprimorar o conhecimento técnico sobre o setor pode favorecer o planejamento.
Objetivo
Auxiliar as equipes das Secretarias da Educação a lidarem com as dificuldades técnicas para identificar as receitas disponíveis, analisar o custo por aluno/ano em cada etapa e modalidade oferecida, visualizar a fração da folha de pagamento nestes custos e as alternativas possíveis, tanto para otimizar a gestão de recursos quanto para valorizar os profissionais.
Resultados esperados
Curto prazo: participantes dos Ciclos de Estudos e de Diagnóstico e Análise com conhecimento do conjunto de receitas e a composição dos gastos da sua Secretaria. Com isso, os níveis de diálogo da Secretaria de Educação e seus interlocutores internos (na Prefeitura) e externos passam a ser mais qualificados.
Médio prazo: Plano de Ação elaborado e posto em prática, gerando melhoria efetiva na gestão de recursos, com a criação de novas rotinas e correção de possíveis ineficiências.
Longo prazo: Secretaria com um custo-aluno-ano que considere as necessidades da rede de ensino e?que ao mesmo tempo seja sustentável do ponto de vista orçamentário.
Como os conteúdos estão organizados?
Com esta tecnologia, saiba mais sobre como identificar as receitas disponíveis, analise o custo aluno por ano em cada etapa e modalidade oferecida, visualize a fração da folha de pagamento nestes custos e as alternativas possíveis, tanto para otimizar a gestão de recursos quanto para valorizar os profissionais. Para implementar essa tecnologia você encontra duas etapas: o Ciclo de Estudos e o de Diagnóstico e Análise.
Mas o que é gestão de pessoas e de recursos?
Nem sempre a secretaria de educação controla integralmente os recursos de sua pasta e as equipes técnicas muitas vezes desconhecem os valores das receitas garantidas por lei para a educação. Saber trabalhar com a realidade concreta da rede e com as dificuldades que se apresentam, todos os dias, faz parte de uma gestão eficiente dos recursos financeiros.
Será que esta tecnologia é indicada para sua rede?
Se sua equipe pretende conhecer em detalhes as receitas e as despesas, projetando gastos com pessoal e as alternativas de ajustes, esse percurso é para você! Esses conhecimentos fortalecem o Secretário ou a Secretária de Educação e sua equipe no debate com outros setores da prefeitura, além da Câmara Municipal, representações profissionais, famílias e sociedade em geral.
Casos reais dessa Tecnologia
Itapevi
Envolvimento e empenho para criar diversas Tecnologias Educacionais
Tecnologias desenvolvidas: Formação em Matemática nos anos iniciais; Planejamento estratégico
Várzea Grande
Olhar refinado para trabalhar de forma colaborativa
Tecnologias desenvolvidas: Planejamento estratégico; Gestão de pessoas e de recursos
Dirigente municipal de Educação
Principal Papel
O(a) Secretário(a) é responsável final pela decisão de implementação da tecnologia. Para isso, deve compreender como a Tecnologia pode ajudar e depois deve decidir se vai liderar o processo ou designar alguém de sua confiança para fazê-lo.
Coordenador(a) de implementação
Principal papel
Se o(a) Secretário(a) não puder liderar pessoalmente o trabalho, deve escolher um(a) coordenador(a), que deve ser da sua mais estrita confiança e contato direto. O(a) coordenador(a) não precisa, necessariamente, ter conhecimento sobre gestão administrativa e financeira, mas deve gostar de estudar e buscar novos conhecimentos e ter espírito de liderança!