Ainda temos muito o que crescer, mas já demos muitos passos e nos sentimos mais autônomos para estudar e seguir avançando”, diz Eliana.
Com o parceiro H+K Desenvolvimento Humano e Institucional, desenvolveram a tecnologia de Planejamento Estratégico. Nesse processo, realizaram um diagnóstico completo da rede, com envolvimento de equipes de todos os setores da secretaria de educação – pedagógico, administrativo e infraestrutura – e elegeram as prioridades de atuação dali em diante. “Todos puderam participar de forma muito atuante e em seguida identificar os responsáveis pelos objetivos relacionados à formação de professores, Projeto Político Pedagógico (PPP), capacitação de funcionários, escola de tempo de integral e abertura de novas vagas nas escolas”, diz Eliana.
A tecnologia educacional Gestão escolar para equidade racial contou com o Centro de estudos das relações de trabalho e desigualdades (CEERT) como parceiro técnico. A atuação direta da equipe ocorreu em uma escola da rede, e essa experiência contribuiu com as orientações que foram incorporadas no currículo de Itapevi e nos PPPs de todas as escolas. Eliana conta: “Questões ligadas à cor de pele são muito presentes no município, já que 60% da nossa população é negra. Ainda precisamos estudar e avançar em todas as ações, dando continuidade a reflexões e discussões”.
Para que princípios e práticas da Educação Inclusiva fossem de conhecimento de todos os profissionais da educação, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) foi o parceiro técnico para desenvolvimento da tecnologia educacional Gestão inclusiva: Pessoa com deficiência. O primeiro passo já foi dado: técnicos da secretaria foram formados e serão responsáveis por repassar os conhecimentos e fazer as adaptações à realidade local com merendeiras, professores, motoristas ou porteiros.
A Comunidade Educativa CEDAC foi a parceira para o desenvolvimento de mais duas tecnologias em 17 escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Acompanhamento das Aprendizagens e Matemática.
Na primeira, o trabalho foi realizado com a equipe técnica da secretaria, diretores e coordenadores pedagógicos. Os profissionais que atuam nas escolas ficam como responsáveis por problematizar os principais desafios do acompanhamento das aprendizagens com os professores, fortalecendo a formação no contexto escolar.
Na tecnologia de Matemática, o foco da atuação é a promoção ou o fortalecimento da formação de gestores educacionais e escolares e professores em relação à área do conhecimento.
Além dessas seis tecnologias educacionais criadas conjuntamente pelo município, parceiros e Itaú Social, outro projeto foi desenvolvido durante a atuação do Programa Melhoria da Educação: o Busca Ativa Escolar, metodologia desenvolvida pelo UNICEF e UNDIME e que em Itapevi contou com o apoio da Cidade Escola Aprendiz para ser incorporado na rotina. Com o Busca Ativa, o município se organizou para mapear quem não estava matriculado ou frequentando as unidades de ensino, mobilizar a comunidade e diferentes profissionais, e então aproximar os estudantes da escola.