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SP

Itapevi

Envolvimento e empenho para criar diversas Tecnologias Educacionais

Tecnologias desenvolvidas: Formação em Matemática nos anos iniciais; Planejamento estratégico; Gestão da educação para a equidade racial; Gestão inclusiva: pessoas com deficiência; Gestão do acompanhamento das aprendizagens; Gestão de pessoas e de recursos; Busca Ativa Escolar
Parceiros Técnicos
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Em Itapevi (SP), envolvimento e empenho para criar diversas tecnologias

Eliana Maria da Cruz Silva, Dirigente Municipal de Educação de Itapevi (SP), acredita que é preciso esforço de toda a equipe da secretaria e dos profissionais da educação para que resultados de aprendizagem dos alunos sejam verificados. Ela também afirma que as mudanças levam tempo, e a continuidade das ações é essencial para a consolidação de uma nova forma de trabalhar, seja para gerir equipes, ensinar estudantes, olhar para questões de gênero ou raça ou relacionadas à educação inclusiva. 

Os profissionais de Itapevi estiveram envolvidos com todos esses temas em 2019 e 2020 com o Programa Melhoria da Educação, e foram coautores de seis tecnologias educacionais com diversos parceiros técnicos e o Itaú Social.

Uma secretaria de educação tem muitas demandas e nem sempre recursos técnicos e financeiros para dar conta de todas. Com o Programa Melhoria, tivemos a oportunidade de aprender com profissionais muito capacitados e formar nossa rede”

Eliana Maria da Cruz Silva
Dirigente Municipal de Educação de Itapevi/SP
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Ainda temos muito o que crescer, mas já demos muitos passos e nos sentimos mais autônomos para estudar e seguir avançando”, diz Eliana.

Com o parceiro H+K Desenvolvimento Humano e Institucional, desenvolveram a tecnologia de Planejamento Estratégico. Nesse processo, realizaram um diagnóstico completo da rede, com envolvimento de equipes de todos os setores da secretaria de educação – pedagógico, administrativo e infraestrutura – e elegeram as prioridades de atuação dali em diante. “Todos puderam participar de forma muito atuante e em seguida identificar os responsáveis pelos objetivos relacionados à formação de professores, Projeto Político Pedagógico (PPP), capacitação de funcionários, escola de tempo de integral e abertura de novas vagas nas escolas”, diz Eliana.

A tecnologia educacional Gestão escolar para equidade racial contou com o Centro de estudos das relações de trabalho e desigualdades (CEERT) como parceiro técnico. A atuação direta da equipe ocorreu em uma escola da rede, e essa experiência contribuiu com as orientações que foram incorporadas no currículo de Itapevi e nos PPPs de todas as escolas. Eliana conta: “Questões ligadas à cor de pele são muito presentes no município, já que 60% da nossa população é negra. Ainda precisamos estudar e avançar em todas as ações, dando continuidade a reflexões e discussões”.

Para que princípios e práticas da Educação Inclusiva fossem de conhecimento de todos os profissionais da educação, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) foi o parceiro técnico para desenvolvimento da tecnologia educacional Gestão inclusiva: Pessoa com deficiência. O primeiro passo já foi dado: técnicos da secretaria foram formados e serão responsáveis por repassar os conhecimentos e fazer as adaptações à realidade local com merendeiras, professores, motoristas ou porteiros.

A Comunidade Educativa CEDAC foi a parceira para o desenvolvimento de mais duas tecnologias em 17 escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Acompanhamento das Aprendizagens e Matemática. 

Na primeira, o trabalho foi realizado com a equipe técnica da secretaria, diretores e coordenadores pedagógicos. Os profissionais que atuam nas escolas ficam como responsáveis por problematizar os principais desafios do acompanhamento das aprendizagens com os professores, fortalecendo a formação no contexto escolar.

Na tecnologia de Matemática, o foco da atuação é a promoção ou o fortalecimento da formação de gestores educacionais e escolares e professores em relação à área do conhecimento.

Além dessas seis tecnologias educacionais criadas conjuntamente pelo município, parceiros e Itaú Social, outro projeto foi desenvolvido durante a atuação do Programa Melhoria da Educação: o Busca Ativa Escolar, metodologia desenvolvida pelo UNICEF e UNDIME e que em Itapevi contou com o apoio da Cidade Escola Aprendiz para ser incorporado na rotina. Com o Busca Ativa, o município se organizou para mapear quem não estava matriculado ou frequentando as unidades de ensino, mobilizar a comunidade e diferentes profissionais, e então aproximar os estudantes da escola.

Pandemia e próximos passos

Sobre a pandemia do novo coronavírus em 2020, ela ressalta que as desigualdades sociais ficaram mais evidentes. Foi preciso muito esforço para que os direitos de aprendizagem fossem assegurados: materiais impressos foram entregues para as famílias apoiarem os filhos em atividades, professores precisaram desenvolver suas propostas em plataformas digitais, e a alimentação foi entregue aos estudantes. 

“O ciclo do Programa Melhoria da Educação termina e o mandato de nossa gestão também. Por isso estamos nos organizando com responsabilidade para possibilitar a sequência das iniciativas realizadas até então, mesmo com as mudanças que virão”, diz a Dirigente. “Nestes dois anos, a secretaria participou de muitas formações e refletiu sobre sua prática. As ideias estão efervescentes, as ações estão articuladas e têm coerência porque os objetivos são comuns a todos!”, finaliza Eliana. Com olhar amplo e transversal para assuntos antes encarados de forma fragmentada, a rede tem mais condições de continuar perseguindo a equidade e as melhores condições de trabalho.