Nesses dois anos de trabalho, não faltaram desafios. Entre eles, em 2020 a rede precisou buscar formas de lidar com a pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, houve muito trabalho e importantes avanços.
Leandro e Rafaela lembram de diversas iniciativas realizadas para procurar atender o maior número de crianças enquanto as escolas estão fechadas desde a chegada do novo coronavírus. Citam a produção de atividades impressas, criação da plataforma com sugestões de materiais e orientações para as famílias das crianças, além de cards que são impressos e enviados para 56 escolas da rede com propostas de atividades para os estudantes e apoio para o professor.
“Procuramos adaptar os materiais às diferentes realidades e proporcionar aprendizagens das crianças, apesar da distância da escola”, diz Rafaela. As práticas dos professores apresentam mudanças evidentes e, segundo Leandro, os aprendizados dos profissionais vão impactar toda sua carreira. “Mesmo com a reabertura das escolas, nenhum professor mais vai se contentar com as paredes da sala de aula. E isso é muito bom, porque esse processo, embora doloroso, está sendo transformador. Os novos recursos tecnológicos vão perdurar e enriquecer as rotinas”, comenta o Secretário. A formação continuada ganhou ainda outro aliado: na plataforma Polo, ambiente de formação do Itaú Social, foi criado um espaço exclusivo para que os educadores de Suzano pudessem estudar e validar as horas de formação nos planos de carreira do município.
A equipe envolvida e estudiosa de Suzano mostra ter várias convicções. Entre elas, acredita que os pequenos da Educação Infantil já têm condições de começar a se apropriar da leitura e da escrita. Também sabe que embora as crianças que entram no ensino fundamental estejam crescendo, ainda precisam de momentos de brincadeira e interações e podem se aventurar nos encantos da alfabetização. Para todos esses casos, a equipe de educadores precisa estar capaz para as melhores intervenções. “Não estamos preparando a criança para o futuro. A criança precisa viver o momento, com as aprendizagens necessárias para cada faixa etária”, diz Leandro.