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MT

Várzea Grande

Olhar refinado para trabalhar de forma colaborativa

Tecnologias desenvolvidas: Planejamento estratégico; Gestão de pessoas e de recursos
Parceiros Técnicos
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Em Várzea Grande (MT) a equipe da secretaria refinou o olhar e trabalha de forma colaborativa

Aprender a planejar, elencar metas e decidir como alcançá-las, considerar o olhar dos diferentes setores para tomar decisões e trabalhar em equipe. Esses foram alguns dos aprendizados dos profissionais da secretaria com a atuação do Programa Melhoria da Educação"

Isliene Correa
Assessora jurídica da secretaria de educação de Várzea Grande (MT) e coordenadora de implementação do Programa Melhoria na rede

Nesse período, foram criadas e implementadas no município duas tecnologias educacionais: Planejamento Estratégico (com o parceiro técnico H+K) e Gestão de Recursos (com apoio de TMC1 e PGS).

“Nós sonhamos e avançamos”, disse Benedita Ponce, há 38 anos na rede como professora, coordenadora pedagógica e, atualmente, subsecretária de educação. “O educador precisa sonhar, acreditar e executar, colocando em prática aquilo que é o melhor para a criança que está lá na escola. O gestor tem sempre que participar desse processo e dar o seu melhor, mesmo com tantos desafios”, completa. 

Foco no pedagógico, mas com envolvimento de todos

Com base no Planejamento Estratégico construído a muitas mãos, a equipe de Várzea Grande analisou suas fraquezas e fortalezas, elegeu pontos de melhoria e de intervenção. Esse olhar crítico intensificou a percepção dos profissionais para alguns aspectos: era possível melhorar ainda mais a formação dos professores, investir na infraestrutura das escolas, manter a eleição para escolha de diretores e fortalecer a Gestão Democrática, monitorar o Plano Municipal de Educação (PME) e adequar suas metas de acordo com as possibilidades. 

“Nossa equipe pedagógica é referência no estado. Todos os professores recebem formação continuada e têm conhecimentos aprofundados, por exemplo, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e o fechamento das escolas, as equipes de formação continuada prosseguiram nos trabalhos”, explica Benedita. Na secretaria de educação, técnicos se dividem para acompanhar as escolas da rede e prestar apoio em relação aos processos de ensino e aprendizagem, tirar dúvidas administrativas ou encaminhar adequações de espaço físico. 

Isliene afirma que embora o setor pedagógico seja o coração de uma secretaria de educação, as outras áreas também são essenciais para a efetivação de mudanças. “O trabalho dos engenheiros na reforma de escolas, por exemplo, traz reflexos na aprendizagem do aluno e na qualidade da atuação do professor. Com o Planejamento Estratégico, a equipe agora trabalha de forma conjunta e com o mesmo foco”, diz. 

Escolhas e possibilidades

Com a tecnologia educacional de Gestão de pessoas e de recursos, alguns dos gastos passaram a ser vistos como supérfluos e estão sendo direcionados para outras áreas. Processos manuais de acompanhamento de receitas e despesas darão espaço a sistemas tecnológicos. “Sabemos que há muito o que melhorar, e para grande parte das ações é necessário aporte financeiro. Mas na busca por melhoria constante, neste momento procuramos cortar o que é possível e investir no necessário”, conta Benedita. 

Na educação, os resultados não são alcançados do dia para a noite: é necessário mudança nos processos, formação dos profissionais e contextos favoráveis para as melhorias. Várzea Grande mostra que, com esforço coletivo e muita intencionalidade, é possível avançar.