Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
Saltar para o conteúdo
PE

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Estado e municípios trabalham em conjunto para os avanços educacionais

Tecnologias desenvolvidas: Colaboração entre estado e municípios através de uma cadeia formativa
Parceiro Técnico
null
null
Em Pernambuco: estado e municípios trabalham em conjunto para os avanços educacionais

“Os estudantes de Pernambuco são de responsabilidade tanto da secretaria do estado quanto das secretarias municipais. Por isso, o trabalho entre as esferas de governo precisa estar integrado, sem dar lugar a questões políticas que paralisem as ações do território”, diz Severino Andrade, Secretário Executivo de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

Com essas frases, Severino resume a atuação de sua secretaria nos últimos anos com o Programa Melhoria da Educação. A equipe é coautora da tecnologia educacional Colaboração Estado-Municípios ao lado do parceiro técnico Comunidade Educativa Cedac e do Itaú Social. “O termo tecnologia educacional é perfeito para o que está sendo criado: é aquilo que traz inovação e amplia a capacidade de atuação”, diz o gestor.

O foco do trabalho é a formação dos gestores escolares da educação infantil e do ensino fundamental das redes municipais para aspectos ligados à aprendizagem. “Sabemos que os diretores e coordenadores pedagógicos muitas vezes ficam sobrecarregados de questões administrativas e burocráticas e não conseguem se dedicar ao que tanto importa na escola: apoiar os professores, promover e acompanhar a aprendizagem dos estudantes”, diz Nathália Lins, Gerente Geral de Coordenação de Programas e Projetos Prioritários da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Por isso, diversas ações formativas têm sido realizadas com as equipes, fortalecendo a atuação de técnicos das secretarias estadual e municipais, gerências regionais e gestores escolares.

De 2017 a 2019

O trabalho com o Programa Melhoria da Educação começou com um amplo diagnóstico em 2017. Em 2018, as formações começaram a ser realizadas com os 15 municípios integrantes do Programa Educação Integrada, iniciativa da secretaria de estado para apoiar as redes para a educação integral.

Naquele ano, os encontros formativos da Comunidade Educativa Cedac ocorreram com os técnicos das secretarias municipais de educação e gestores escolares, além de o acompanhamento de profissionais das gerências regionais e da secretaria estadual. O foco foi o desenvolvimento das competências em gestão para acompanhar, monitorar e avaliar as propostas de leitura realizadas com os estudantes.

Em 2019, a intenção foi fortalecer ainda mais as equipes de formadores: os encontros tiveram como participantes a secretaria estadual e os profissionais das gerências regionais, e dessa vez o trabalho foi concentrado no desenvolvimento das competências em gestão para acompanhar, monitorar e avaliar as propostas de Matemática realizadas com os estudantes.

“As formações com os gestores permitem, por exemplo, que os profissionais percebam a importância de criar espaços diferenciados fora de sala de aula e disponibilizar materiais de apoio ao professor na organização de suas propostas. A escola precisa ter as marcas da aprendizagem do estudante em diversos momentos, seja no pátio ou na secretaria, mostrando o protagonismo de cada um”, conta Kátia Cabral, membro da Coordenação de Programas de Apoio aos Municípios da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

Nessa parceria, todos ganham, e não é apenas o estado que favorece a ação nos municípios. “Aprendemos muito com as equipes e vemos que o fortalecimento de cada um impacta nos demais. Pretendemos fazer um Ensino Médio de excelência no estado, mas isso só será possível se os estudantes tiverem sido bem preparados na educação infantil e no ensino fundamental, nas escolas da rede municipal”, comenta Nathália.

Ações e expectativas

Em 2020, houve a ampliação das formações para os coordenadores das gerências regionais dos 184 municípios do estado, fazendo parte do Criança Alfabetizada, programa da rede estadual. Com a pandemia do novo coronavírus, o início das formações precisou ser adiado e começou em novembro. A expectativa é que em 2021 esses profissionais estejam ainda mais aptos para formar as equipes gestoras de mais de 4 mil escolas municipais de todo o estado. “É muito importante fortalecer as gerências regionais para que tenham a capacidade de adaptar os conhecimentos para a realidade de seus municípios, multiplicar os aprendizados com qualidade, possibilitar mudanças de hábito e causar impacto positivo”, conta Severino.

As formações oferecidas pelo Programa Melhoria da Educação têm alto padrão de qualidade, o que colabora para manter a adesão e o engajamento dos municípios às ações conjuntas com o estado. Nesse processo, aprendemos a como fazer com que o Regime de Colaboração seja colocado em prática”

Severino Andrade
Secretário Executivo de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco
null