“Os estudantes de Pernambuco são de responsabilidade tanto da secretaria do estado quanto das secretarias municipais. Por isso, o trabalho entre as esferas de governo precisa estar integrado, sem dar lugar a questões políticas que paralisem as ações do território”, diz Severino Andrade, Secretário Executivo de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.
Com essas frases, Severino resume a atuação de sua secretaria nos últimos anos com o Programa Melhoria da Educação. A equipe é coautora da tecnologia educacional Colaboração Estado-Municípios ao lado do parceiro técnico Comunidade Educativa Cedac e do Itaú Social. “O termo tecnologia educacional é perfeito para o que está sendo criado: é aquilo que traz inovação e amplia a capacidade de atuação”, diz o gestor.
O foco do trabalho é a formação dos gestores escolares da educação infantil e do ensino fundamental das redes municipais para aspectos ligados à aprendizagem. “Sabemos que os diretores e coordenadores pedagógicos muitas vezes ficam sobrecarregados de questões administrativas e burocráticas e não conseguem se dedicar ao que tanto importa na escola: apoiar os professores, promover e acompanhar a aprendizagem dos estudantes”, diz Nathália Lins, Gerente Geral de Coordenação de Programas e Projetos Prioritários da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Por isso, diversas ações formativas têm sido realizadas com as equipes, fortalecendo a atuação de técnicos das secretarias estadual e municipais, gerências regionais e gestores escolares.