Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
Saltar para o conteúdo
Saltar para sessão 1, Princípios Saltar para sessão 3, Pontos de alavancagem Saltar para sessão 3, Tecnologias Educacionais e apoio técnico Saltar para sessão 4, Atuação

Conheça
o Programa

Para o Itaú Social, o fortalecimento das secretarias municipais de educação é tarefa central e inadiável para a educação pública no Brasil. Com o Programa Melhoria da Educação, pretendemos apoiar as prefeituras para a garantia de padrões mais elevados de qualidade e equidade no acesso, permanência e aprendizado das crianças, adolescentes e jovens.

Conheça a história do Melhoria da Educação em 5 minutos

Para o Itaú Social, o fortalecimento das secretarias municipais de educação é tarefa central e inadiável para a educação pública no Brasil. Por isso, desde 1999, com o Programa Melhoria da Educação, apoia municípios e territórios para a garantia de padrões mais elevados de qualidade e equidade no acesso, permanência e aprendizado das crianças, adolescentes e jovens.

Realizamos o programa por meio de três estratégias:

icone Atuação Municipal

Atuação Municipal

Apoio técnico para um grupo prioritário selecionado com base nos seguintes critérios: municípios com até 500.000 habitantes, mais de 10.000 matrículas urbanas no Ensino Fundamental e IDEB abaixo da média nacional ou estadual.

icone Atuação Regional

Atuação Regional

Apoio técnico a municípios e estados que trabalham em Regime de Colaboração, como em Arranjos de Desenvolvimento da Educação ou Consórcios, entre outras formas de parceria.

icone Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

Percursos formativos disponíveis gratuitamente para todas as secretarias municipais de educação brasileiras, de forma autônoma e com possibilidade de adaptá-las para contemplar contextos variados. Basta escolher a mais adequada para seus desafios.

Até 2020, o Melhoria da Educação tinha como foco as atuações Municipal e Regional, em territórios específicos, com formação e assessoria a gestores, técnicos e educadores de secretarias de educação. Veja os resultados relativos a 2019 e leia os textos mostrando as experiências das equipes. Essa caminhada foi essencial para a construção das tecnologias educacionais disponíveis a todos os municípios brasileiros a partir de agora: foram elaboradas a muitas mãos, fruto das reflexões de parceiros técnicos e das contribuições das secretarias de educação e territórios com quem dialogamos até aqui.

Princípios

Em 2021, o Melhoria da Educação está inaugurando uma nova fase, mas sem deixar de lado os anos de experiência no apoio e desenvolvimento de projetos educacionais assim como as reflexões, pesquisas e estudos sobre fatores associados à aprendizagem escolar. Nossos princípios são:

Aliar teoria
e prática

Trazer o conhecimento para o dia a dia da gestão educacional.

Valorizar a
experiência
do território

Construir soluções com base nas especificidades de cada contexto.

“Fazer com” e não
“fazer por”

Contribuir para fortalecer o protagonismo das equipes das secretarias para alcançar resultados mais sustentáveis.

Promover
colaboração e troca de experiências

Estimular o diálogo, a troca de ideias e a ação colaborativa.

Articular
parcerias

Reconhecer que as secretarias de educação atuam em sistemas complexos que exigem diferentes saberes de parceiros técnicos.

Contribuir para a equidade

Promover a igualdade de oportunidades de aprendizagem, contribuindo para superar desigualdades.

Pontos de alavancagem

Mesmo frente a recursos financeiros escassos, condições adversas e normalmente imprevisíveis, uma rede de ensino com estas competências tem maiores chances para assegurar fatores (ou pontos de alavancagem) que, segundo estudos do Itaú Social, promovem significativo impacto na aprendizagem e equidade da oferta educacional. Os pontos de alavancagem são:

imagem pontos de alavancagem Infraestrutura

Infraestrutura básica para todas as escolas;

imagem pontos de alavancagem Proposta pedagógica

Proposta pedagógica e curricular para a rede ou sistema de ensino que dialogue com os projetos políticos pedagógicos das escolas, explicitando as expectativas básicas de aprendizagem;

imagem pontos de alavancagem Equidade

Estratégias de promoção da equidade;

imagem pontos de alavancagem Profissionais da educação

Políticas e mecanismos de desenvolvimento, valorização e reconhecimento dos profissionais da educação;

imagem pontos de alavancagem Competências

Programas de formação continuada que desenvolvam competências e atendam aos desafios práticos dos diferentes profissionais da rede;

imagem pontos de alavancagem Diálogo e articulação

Diálogo e articulação entre diferentes
secretarias (intersetorialidade);

imagem pontos de alavancagem Famílias e comunidade

Apoio às equipes escolares no fortalecimento da relação com as famílias e a comunidade;

imagem pontos de alavancagem Liderança

Mobilização e articulação de lideranças.

Conheça o documento completo

Avaliação da Qualidade da Gestão da Educação


Para apoiar os processos de avaliação do Programa Melhoria da Educação junto às Redes Municipais de Educação, reconhecendo os esforços necessários para gerar resultados e trazendo aprendizados para os municípios, o Itaú Social desenvolveu o Referencial da Qualidade da Gestão da Educação nas Redes Municipais.


Os municípios que recebem apoio técnico do Programa, participam de uma avaliação aprofundada sobre Gestão da Educação com base no referencial, a Avaliação da Qualidade da Rede.


A partir do mesmo referencial teórico e das mesmas dimensões de análise, uma versão simplificada da avaliação e aplicável de maneira autônoma está disponível para todos os gestores municipais no Autodiagnóstico disponível neste site.

Tecnologias Educacionais e apoio técnico

Para apoiar as secretarias e fazer com que esses fatores estejam presentes nos municípios, o Itaú Social desenvolveu as chamadas tecnologias educacionais, soluções ou caminhos testados e aprovados e que, se colocados em prática, promovem significativo impacto na aprendizagem e equidade da oferta educacional nos municípios brasileiros. Veja mais sobre tecnologias educacionais. 

Essas tecnologias podem ser utilizadas por todas as secretarias municipais de educação brasileira, de forma autônoma e com possibilidade de adaptá-las para responder a contextos variados. O Itaú Social reuniu aproximadamente 100 municípios para fornecer maior apoio técnico para que as tecnologias educacionais possam ser aplicadas de forma satisfatória. Para esses, o Itaú Social conta com assistência técnica realizada por um conjunto de organizações parceiras do terceiro setor, cada uma atuando conforme suas especialidades e de acordo com as necessidades das secretarias de educação.

Atuação

O Itaú Social reafirma, em sua nova fase, seu apoio às secretarias para uma aprendizagem
de qualidade e com equidade para as crianças e jovens nas escolas públicas brasileiras.

MUNICÍPIOS
triângulo laranja edital muncipíos Edital
Maranguape, CE
Luziânia, GO
Balsas, MA
Barcarena, PA
Parauapebas, PA
Itapevi, SP
Suzano, SP
triângulo vermelho edital muncipíos Parcerias
Santa Barbara d'Oeste, SP
Vespasiano, MG
TERRITÓRIOS

Equipe das secretarias, sejam bem-vindas
ao Programa Melhoria da Educação!

Veja quem faz parte desta história

Cada um na sua especificidade. Juntos, formando uma rede que contribui para o fortalecimento da gestão da educação. Conheça
os nossos parceiros técnicos:

Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro
Sobre o parceiro