1. O Programa Melhoria da Educação
O Melhoria da Educação é um programa do Itaú Social que tem o propósito de fortalecer as secretarias municipais de educação na sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos e todas.
O Melhoria da Educação conta com três estratégias: desenvolvimento e disseminação de tecnologias educacionais com livre acesso e uso para todas as redes municipais de ensino, formação e assessoria aos gestores, equipes técnicas e educadores de municípios prioritários e assessoria e fomento à colaboração entre entes federativos (conjunto de municípios e estados com seus municípios.
O foco do Melhoria da Educação é o fortalecimento das secretariais municipais de educação e, portanto, sua atuação está centrada nos dirigentes das redes e suas equipes técnicas. O programa também atua com iniciativas de colaboração, tanto entre municípios, como os arranjos de desenvolvimento da educação e consórcios, como entre estados e seus municípios. A depender da tecnologia educacional e necessidade do território, as ações do programa também envolvem gestores e gestoras escolares, agentes essenciais para o diálogo entre a secretaria e as escolas, e professoras e professores, que estão no dia a dia do processo de ensino e aprendizagem.
2. Benefícios para minha Rede
Todos as redes de educação podem ter acesso ao portfólio de tecnologias educacionais do Melhoria da Educação, para aplicar de forma autônoma, adaptando as soluções às necessidades do seu município ou território.
Para o convite ao trabalho de formação e assessoria de municípios prioritários seguimos critérios de perfil como: até 550 mil habitantes, mais de 10 mil matrículas urbanas no Ensino Fundamental e IDEB abaixo da média nacional ou estadual.
Sim, foi da assessoria à municípios e territórios prioritários que surgiram as tecnologias educacionais. Vejam algumas experiências e depoimentos.
Para o uso das tecnologias educacionais não é necessário, basta conhecer o portfólio e escolher a tecnologia mais adequada para sua rede, definir equipe e liderança de implementação e iniciar os percursos.
3. Tecnologias Educacionais
As Tecnologias Educacionais são metodologias ou processos desenvolvidos a partir de demandas reais de municípios e territórios que buscam solucionar um problema no campo da educação. Elas foram criadas para serem aplicadas de forma simples, fácil, com impactos relevantes comprovados e estão divididas em 3 eixos: “Gestão Pedagógica”, “Planejamento e gestão Administrativa” e “Participação, Ações Colaborativas e Controle Social”. Elas são adaptáveis ao uso para todas as redes de ensino, sempre levando em conta as singularidades de cada região e prezando pela autonomia e protagonismo das secretarias de educação na implementação.
Não, mas uma boa dica é iniciar pelo Planejamento estratégico e Gestão de pessoas e de recursos, para identificar as necessidades, possibilidades e desafios da rede. Depois disso, acompanhe os lançamentos de outras tecnologias educacionais que estão sendo inseridas nesta mesma plataforma e escolha as mais adequadas para o território.
Não, todas as tecnologias são de acesso livre e gratuito.
Sim, todas as formações oferecidas pelo Itaú Social, tanto no Polo quanto no site do Melhoria da Educação, são gratuitas e certificadas.