Parceiro Técnico
Participação, Ações Colaborativas e Controle Social
Formação continuada em colaboração intermunicipal
Esta Tecnologia Educacional busca apontar alternativas para a criação de um projeto de formação continuada dos e das docentes nos territórios a partir da articulação coordenada da rede em uma Câmara Técnica de Educação que viabiliza ações para fortalecimento das políticas públicas de educação por meio da regionalização de iniciativas de interesse comum.
Vamos implementar?
Orientações Gerais
Sobre a Tecnologia
Um ensino de qualidade e equitativo passa por práticas pedagógicas que colaboram com as aprendizagens de estudantes e possam incidir positivamente nos resultados educacionais. Para tal, criar e fortalecer a prática de formação continuada de docentes como uma política na rede tem se mostrado uma alternativa exitosa e consistente. Mas, muitos municípios pequenos, tendem — diante de vários problemas e fragilidades educacionais — a priorizar outros temas em seus projetos de melhoria — como alimentação escolar e transporte — devido à escassez de recursos humanos e/ou financeiros. Nesta Tecnologia Educacional, convidamos você, profissional da Secretaria e Equipe Técnica, para conhecer e engajar na formulação e gestão do projeto de qualificação do magistério por meio de uma Câmara Técnica da Educação presente no regime de colaboração intermunicipal.
A seguir, assista o relato da Oficina Municipal — parceiro técnico — sobre a experiência em campo a respeito do tema:
Objetivo
Sensibilizar e orientar processos de colaboração intermunicipal na formulação e execução de projetos de formação continuada de docentes.
Resultados esperados
Curto prazo: sensibilizar Secretários e Secretárias de Educação e Equipes Técnicas dos consórcios sobre os desafios educacionais comuns aos municípios.
Médio prazo: tornar a Câmara Técnica um espaço permanente de reflexão e ação sobre a formação continuada do corpo docente.
Longo prazo: ampliar a capacidade institucional de planejamento e gestão de projetos de formação permanente do corpo docente contribuindo com uma educação mais equânime.
Como os conteúdos estão organizados?
Nesta Tecnologia Educacional, serão apresentadas estratégias e ações para implementação, diagnóstico educacional, monitoramento e avaliação, além da sugestão de plano formativo de criação e operacionalização do projeto de formação continuada, apoiando-se nos temas a seguir:
- O poder da colaboração regional através de consórcios
- Visão geral da Tecnologia
- A importância da Teoria da Mudança
- Passos iniciais para implementação e diagnóstico
- Sobre o mapa da formação
- Orientações práticas para a formação
- Conteúdo da formação
- Guia interativo de construção da lógica do projeto regional segundo metodologia do Marco Lógico
- Guia de planejamento da execução do Projeto Regional
- Monitoramento e Avaliação da implementação e formação da Tecnologia
Será que esta tecnologia é indicada para sua rede?
Se a sua equipe acredita na transformação da educação a partir de uma formação sólida e permanente do corpo docente promovida pela articulação e colaboração entre municípios, então este percurso é para você! Com esta Tecnologia, seu município poderá integrar um colegiado de Secretarias de Educação para desenhar, planejar e gerir Projetos Regionais de Formação Continuada do Magistério.