Em 2018, 17 municípios do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, o Conisul, começaram a atuar com o Programa Melhoria da Educação e organizar a criação da câmara técnica de educação. Até então, as áreas de saúde, meio ambiente e resíduos sólidos já eram o foco do Conisul, que tinha uma trajetória sólida de colaboração intermunicipal na região. Mas para que fosse iniciado o trabalho com a educação, era preciso alterar o regimento do consórcio, o que demandava muita articulação: um projeto de lei foi criado e os vereadores, por unanimidade, aceitaram a mudança, incluindo a educação para área de atuação do consórcio.
Em janeiro de 2019 o grupo de municípios, ao lado do Itaú Social e do parceiro técnico Oficina Municipal, iniciaram o desenvolvimento da tecnologia educacional Colaboração intermunicipal: Câmaras Técnicas de Consórcios em coautoria. “Ficamos muito entusiasmados e nos sentimos valorizados por participar desse processo”, conta Neuza Maria Vilela de Carvalho Calheiros, Dirigente Municipal de Educação de Barra de São Miguel.
Fazem parte do Conisul de forma consorciada: Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião e Teotônio Vilela. Atualmente, além desses 17 municípios, há outros 37 conveniados, principalmente para atuar com o Consórcio na área da saúde.