Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
Saltar para o conteúdo
AL

Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas

No Conisul, a câmara técnica foi criada e a equipe priorizou a formação continuada dos educadores

Tecnologias desenvolvidas: Colaboração intermunicipal em consórcios públicos; Formação continuada em colaboração intermunicipal
Parceiro Técnico
null
null

Em 2018, 17 municípios do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, o Conisul, começaram a atuar com o Programa Melhoria da Educação e organizar a criação da câmara técnica de educação. Até então, as áreas de saúde, meio ambiente e resíduos sólidos já eram o foco do Conisul, que tinha uma trajetória sólida de colaboração intermunicipal na região. Mas para que fosse iniciado o trabalho com a educação, era preciso alterar o regimento do consórcio, o que demandava muita articulação: um projeto de lei foi criado e os vereadores, por unanimidade, aceitaram a mudança, incluindo a educação para área de atuação do consórcio.

Em janeiro de 2019 o grupo de municípios, ao lado do Itaú Social e do parceiro técnico Oficina Municipal, iniciaram o desenvolvimento da tecnologia educacional Colaboração intermunicipal: Câmaras Técnicas de Consórcios em coautoria. “Ficamos muito entusiasmados e nos sentimos valorizados por participar desse processo”, conta Neuza Maria Vilela de Carvalho Calheiros, Dirigente Municipal de Educação de Barra de São Miguel.

Fazem parte do Conisul de forma consorciada: Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião e Teotônio Vilela. Atualmente, além desses 17 municípios, há outros 37 conveniados, principalmente para atuar com o Consórcio na área da saúde. 

Primeiro ano de atuação e a interrupção com a pandemia

Ao longo de 2019 foi feito o diagnóstico educacional de todas as localidades, e pesquisas com professores, estudantes e gestores de cada município identificaram as fraquezas, os desejos de mudanças e as possibilidades de avanço. Como resultado dessa ampla análise, a equipe organizou sua primeira licitação conjunta de materiais escolares e escolheu a formação continuada como prioridade para o trabalho no território. As contratações realizadas por um maior número de beneficiados favorecem a negociação e um valor unitário mais baixo, possibilitando economia para cada município. “Se não fosse pela união de todos, talvez as localidades não conseguissem realizar uma formação com seus profissionais ou não fariam compras tão vantajosas”, comenta Louristel Erlan de Araujo Silva, Coordenador da Educação do Conisul e Secretário Executivo da Câmara Técnica de Educação.

A câmara técnica começou a organizar a licitação para escolha da empresa que prestaria o serviço de formação aos educadores, e no início de 2020, com o processo adiantado, a pandemia do coronavírus paralisou os planos. “Depois de tanto empenho e expectativa, não estávamos satisfeitos de desistir da ideia das formações. Em maio voltamos a pensar em formas de realizá-la a distância. Escolhemos o fornecedor e, em agosto, o trabalho começou. Até janeiro de 2021 seguiremos com encontros feitos de forma remota com todos os educadores de educação infantil e ensino fundamental, além de gestores escolares (coordenadores pedagógicos e diretores) e técnicos das secretarias, aprendendo e aprimorando nossa forma de trabalhar”, diz Neuza. Ela conta que esse formato possibilitou uma ampliação da abrangência dos profissionais atendidos, já que o custo foi mais baixo do que aquele previsto para os encontros presenciais cotados anteriormente. Mesmo com todos os desafios causados pela pandemia, as equipes continuaram a trabalhar conjuntamente e unir esforços: é possível notar grande participação e envolvimento em reuniões e encontros formativos, e novos aprendizados de uso das tecnologias.

Em paralelo, a compra coletiva de móveis escolares está na fase de licitação e vai beneficiar os 54 municípios do Conisul – tanto os 17 consorciados que fazem parte do Programa Melhoria quanto os 37 que são conveniados, isso é, se juntaram ao grupo depois dos fundadores.

Memorial de Gestão do Consórcio

Com o fim do mandato das prefeituras em 2020, como será o trabalho com a educação nos municípios que compõem o Conisul? Se depender das equipes atuais, a continuidade e as melhorias estão garantidas: “Construímos um Memorial de Gestão da atuação da câmara técnica de educação, mostrando como nos organizamos e o que foi feito em nossa história. Vamos entregar o material aos prefeitos eleitos e, dessa forma, outras equipes poderão encontrar dados precisos, ver sugestões de próximos passos, adaptar as iniciativas conforme seu entendimento e dar andamento às ações”, diz Neuza. Ela cita, por exemplo, a expectativa de que o seminário regional realizado pela câmara técnica cresça, entre no calendário anual do Conisul, e seja uma referência como momento de trocas de experiências e aprendizados dos educadores. “Mesmo diferentes grupos políticos notam os benefícios alcançados para a união da nossa região. Então não acreditamos em retrocessos das conquistas e na aprendizagem dos alunos”, completa.

Nestes dois anos de participação do Programa Melhoria da Educação, os conhecimentos técnicos e orientações precisas dos especialistas foram essenciais para a organização dos passos que o nosso consórcio deveria seguir”

Louristel Erlan de Araujo Silva
Coordenador da Educação do Conisul e Secretário Executivo da Câmara Técnica de Educação
null

E Neuza diz: “Sem as parcerias dessas instituições, acredito que teríamos conseguido de forma autônoma montar a câmara técnica e realizar os passos seguintes. Mas certamente esse processo teria sido muito mais lento e desafiador”.