O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Chapada Diamantina, na Bahia, existe desde 1997, coincidindo com o nascimento do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) para ser parceiro técnico do território. É uma referência para as iniciativas de colaboração intermunicipal em educação no país. Essa trajetória de mais de 20 anos foi sistematizada com o Programa Melhoria na Educação para dar origem à tecnologia educacional Colaboração Intermunicipal: Arranjo de Desenvolvimento da Educação. Nesses dois anos de ciclo do programa, Enoque Francisco de Jesus, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Seabra, diz que a tecnologia foi construída com base em muitas realidades e por profissionais da educação que exercem diferentes papéis, e por isso pode se adequar a outros contextos Brasil afora.
Os municípios participantes do ADE variaram ao longo dos anos, com ampliação da abrangência geográfica e até mudança no nome, que agora é Arranjo de Desenvolvimento da Educação Chapada Diamantina e Regiões. Fazem parte: Andaraí, Boa Vista do Tupim, Cafarnaum, Iraquara, Itaberaba, Morro do Chapéu, Mucugê, Oliveira dos Brejinhos, Seabra, Souto Soares, Tapiramutá, Xique-Xique, Ibitiara, São Félix do Coribe, Itaeté e Wagner, Lajedinho, Gentio do Ouro, Curaçá, Canarana e Marcionílio Souza.
A parceria entre os municípios pretende favorecer os processos de gestão das secretarias, funcionando como um instrumento de fortalecimento da gestão municipal, possibilitando a economia dos recursos, por exemplo. No contexto do ADE Chapada,o maior objetivo comum é a valorização e a formação continuada dos profissionais da educação, de técnicos da secretaria a professores, para melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Janara Luiza Paiva Botelho Oliveira, uma das coordenadoras pedagógicas territoriais do ADE, conta que os municípios dividem a contratação da formação continuada, diminuindo os gastos individuais e possibilitando que até mesmo localidades com poucos recursos arquem com as despesas.