Parceiro Técnico
Gestão Pedagógica
Formação docente em Língua Portuguesa
Esta Tecnologia Educacional tem como premissa fortalecer a formação continuada no componente curricular Língua Portuguesa de modo que o processo se alicerce em elementos da prática docente e em trocas que possibilitem diálogo com os principais atores da comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias para melhores resultados no processo de ensino e de aprendizagem.
Vamos implementar?
Orientações Gerais
Sobre a Tecnologia
Promover a formação continuada sem a mobilização dos atores locais não gera transformações significativas no contexto educacional. Imbuídas desse propósito, a Secretaria de Educação e a equipe técnica convidam a comunidade escolar para o planejamento de ações pedagógicas em Língua Portuguesa que sistematize um projeto de formação continuada e que contribua com os resultados educacionais da rede e com o aprimoramento das competências leitora e escritora de estudantes.
Objetivo
Contribuir para a melhoria dos resultados de aprendizagem em Língua Portuguesa de estudantes por meio de formação continuada de docentes da rede.?
Resultados esperados
Curto prazo: Ativar a participação da equipe técnica e comunidade escolar nas decisões e responsabilidades para êxito nas aprendizagens dos e das estudantes na escola.
Médio prazo: Assegurar o avanço das aprendizagens por meio de práticas pedagógicas aperfeiçoadas e dos resultados da educação.
Longo prazo: Alcançar melhores índices no desempenho em Língua Portuguesa e contribuir com a redução dos índices de reprovação e abandono escolar.
Como os conteúdos estão organizados?
Nesta Tecnologia Educacional, serão apresentadas estratégias e ações para implementação, monitoramento e avaliação bem como direcionamentos para desenho e gestão dos encontros formativos para dupla gestora e docentes em Língua Portuguesa apoiando-se nos temas:
- Boas-vindas à Tecnologia Educacional
- Visão geral da Tecnologia
- Passos iniciais para implementação da TE
- Guia para avaliação diagnóstica da rede
- Sobre o processo formativo: conteúdos, marcos legais e referências
- Sobre a Teoria da Mudança
- A importância do Monitoramento e Avaliação
- Critérios para Monitoramento e Avaliação
- Orientações para Avaliação
- Guia para gestão das aprendizagens das práticas pedagógicas de Língua Portuguesa
Será que esta tecnologia é indicada para sua rede?
Se sua equipe busca aperfeiçoar e ampliar conhecimentos da formação continuada no componente curricular Língua Portuguesa a partir de uma proposta pedagógica colaborativa que considere os desafios da rede e as necessidades dos e das estudantes, esse percurso é para você! Estes conhecimentos, além de ampliar o diálogo entre os principais atores educacionais, visam aumentar a proficiência em leitura e escrita dos e das estudantes.
Dirigente e equipes técnicas
Papel principal
Nesta Tecnologia, serão desenvolvidas ações para formação e gestão das aprendizagens em Língua Portuguesa da equipe técnica, direção, coordenação e de docentes, a partir da sistematização integrada e articulada entre a rede e a escola, que têm como objetivos:
- Identificar o processo e a qualidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas por meio da escuta e do diálogo com os principais atores sociais da comunidade escolar e com a equipe técnica;
- Promover formação continuada ao corpo docente, aumentando a qualidade de ensino e aprendizagem nas competências de leitura e escrita;
- Reconhecer o alcance dos resultados em curto, médio e longo prazos sugeridos pela Tecnologia a partir de processos e instrumentos de Monitoramento e Avaliação.