Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
Saltar para o conteúdo
SP

Itapecerica da Serra

Foco em formação para coordenar e ensinar

Tecnologias desenvolvidas: Formação docente em Língua Portuguesa
Parceiro Técnico
null
null
Em Itapecerica da Serra (SP), o foco é a formação para coordenar e ensinar

Em 2019 e 2020, as aulas de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 1º ao 5º do ensino fundamental de Itapecerica da Serra, em São Paulo, ganharam um impulso a mais. Nesse período de atuação do Programa Melhoria da Educação, a secretaria municipal de educação está sendo coautora, ao lado do parceiro técnico Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e do Itaú Social, das tecnologias educacionais de Língua Portuguesa e Matemática. 

O trabalho é direcionado para a formação continuada dos cerca de 650 profissionais de 31 escolas, entre professores, gestores escolares (orientadores pedagógicos – como são chamados os coordenadores pedagógicos na rede – e diretores) e equipe técnica da secretaria. Eles participam de encontros mensais com aulas expositivas, explicações conceituais sobre os componentes curriculares, vivência entre pares e uso de diferentes estratégias, como jogos e leituras. Suiene Milagres, diretora do Departamento Pedagógico da secretaria de educação e coordenadora do Programa Melhoria da Educação na rede, conta que gestores escolares e técnicos da secretaria recebem nas formações continuadas conteúdos relacionados ao desenvolvimento de liderança, mediação e coordenação de equipe. Já os professores têm aprofundamento em metodologias de ensino e criação de sequências didáticas para serem utilizadas com suas turmas. “Acreditamos na importância de proporcionar a troca de experiências entre os profissionais. Por isso, nos encontros mesclamos aqueles que atuam em diferentes escolas para que tenham contato com outras realidades e aprendam com isso”, diz Suiene.

Adequações em 2020

Com a pandemia do novo coronavírus e o fechamento das escolas, as formações precisaram ser readequadas: as reuniões ficaram mais curtas – com cerca de 2 horas para os professores, e não as 4 realizadas presencialmente – e estão sendo feitas com apoio de ferramentas de comunicação a distância. Um novo site também passou a ser utilizado para realização das interações e atividades entre os profissionais. Apesar do distanciamento dos alunos durante a pandemia, ela diz que já é possível notar nos professores maior apropriação dos assuntos trabalhados, nas intervenções previstas e na estruturação das sequências didáticas. 

“Concentrar nossas formações na Língua Portuguesa e na Matemática certamente favorece o trabalho com os demais componentes curriculares e contribui com o aprendizado de forma geral. Uma criança que têm seu raciocínio lógico desenvolvido, repertório de estratégias variadas para resolver problemas e prática de leitura certamente vai ter condições de aprender mais”, conta a gestora. Na educação, as mudanças são graduais, mas com constância e qualidade nas formações, elas acontecem.

Com o Programa Melhoria, os professores e gestores trocam experiências, fortalecem suas práticas e estão mais apropriados para desempenhar seus papéis"

Suiene Milagres
Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra
null