Parceiro Técnico
Gestão Pedagógica
Experiências formativas em cultura escrita com crianças de 4 a 6 anos
Esta tecnologia visa fortalecer as estratégias de apresentação da cultura escrita para crianças de 4 a 6 anos por meio de propostas pedagógicas conectadas com as necessidades e experiências de vida de cada criança.
Vamos implementar?
Orientações Gerais
Sobre a Tecnologia
A partir do reconhecimento dos desafios de aproximar as crianças da Educação Infantil do universo letrado, esta Tecnologia Educacional busca articular e criar uma proposta de formação continuada para docentes dedicada ao processo de alfabetização com foco em leitura, escrita e oralidade. O propósito é construir condições para que esses e essas profissionais consigam desenvolver capacidades de leitura e escrita com crianças de 4 a 6 anos e garantir uma transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental sem rupturas. Convidamos as equipes técnicas da Secretaria e/ou dirigentes escolares para tomar parte neste processo que pretende tornar a escola um espaço permanente de formação. Entenda quais foram os ganhos da implementação desta Tecnologia no município de Suzano, em São Paulo, por meio do vídeo a seguir, com relatos importantes das pessoas envolvidas.
Objetivo
Incidir nas práticas que integram a oralidade, a escrita e o brincar respeitando o modo como as crianças de 4 a 6 anos pensam por meio de uma política de formação continuada, desenvolvida coletivamente entre dirigentes da Secretaria, escola e docentes, com práticas pedagógicas contextualizadas de leitura e escrita em consonância com as indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Resultados esperados
Curto prazo: comprometer-se com a criação e gestão de uma cadeia formativa reflexiva em prol das aprendizagens de crianças em fase de alfabetização.
Médio prazo: garantir a perenidade das atividades implementadas no cotidiano das escolas, impactando na melhoria das práticas pedagógicas em cultura escrita por meio de uma cadeia formativa.
Longo prazo: contribuir com a melhoria na educação de crianças de 4 a 6 anos garantindo qualidade na alfabetização inicial bem como desenhar novos planos formativos e/ou impactar propostas pedagógicas na escola em outras áreas de conhecimento.
Como os conteúdos estão organizados?
Nesta Tecnologia Educacional, serão apresentadas estratégias e ações para implementação, monitoramento e avaliação, além da formação para técnicas e técnicos formadores, coordenação pedagógica e corpo docente, apoiando-se nos temas:
- Descubra como funciona a Tecnologia
- Sobre o processo de implementação e diagnóstico
- Apresentação dos módulos formativos e monitoramento das pautas
- Orientações gerais sobre a formação
- Identidades e Nomes Próprios
- Brincar, Ler e Escrever
- Apropriações Literárias
- Trilha de monitoramento das pautas formativas
- Monitoramento e Avaliação da Tecnologia
Será que esta tecnologia é indicada para sua rede?
Se a sua equipe acredita que a aprendizagem dos e das estudantes é responsabilidade de todos e pode ser potencializada com a formação dos gestores escolares para a elaboração de planos pedagógicos alinhados às necessidades locais, esse percurso é para você! Com as reflexões e ações propostas por esta Tecnologia, você reconhecerá o poder da articulação (intencional e com propósito) entre a Secretaria de Educação (municipal e estadual), as regionais de ensino e a equipe gestora escolar em prol da gestão e aprendizagem das e nas escolas.