Parceiro Técnico
![null](https://melhoria-producao.s3.sa-east-1.amazonaws.com/rmhCTuP6TaWtbWjhFRQ7v9ZXDxZddxsKzsqk7m3DxDwjFFe4JzMpcARPpnRU/Logo%20Avisa%20L%C3%A1.png)
Gestão Pedagógica
Experiências formativas em cultura escrita com crianças de 4 a 6 anos
Esta tecnologia visa fortalecer as estratégias de apresentação da cultura escrita para crianças de 4 a 6 anos por meio de propostas pedagógicas conectadas com as necessidades e experiências de vida de cada criança.
Vamos implementar?
Experiências formativas em cultura escrita com crianças de 4 a 6 anos
Sobre o Percurso
A Tecnologia propõe conteúdos direcionados para favorecer a implementação no município por decisão dos e das dirigentes. Ela também oferece orientações e instrumentos para a realização do diagnóstico educacional que sustenta o plano formativo temático, além de compartilhar reflexões para os processos de Monitoramento e Avaliação.
Para além do Percurso
Ao decidir implementar a Tecnologia Educacional Experiências formativas em cultura escrita com crianças de 4 a 6 anos em sua Secretaria, seus e suas profissionais estarão mais qualificados para apoiar o desenvolvimento de planos pedagógicos focados em leitura e escrita que colaborem com a formação integral de crianças. Por consequência, esse processo irá influenciar na experiência escolar rumo às consolidações de leitura e escrita no Ensino Fundamental, adequando aprendizagens para cada faixa etária e respeitando as singularidades de cada criança.
Dentro do percurso
- IntroduçãoDescubra como funciona a TecnologiaCompreender o funcionamento da Tecnologia Educacional: seu contexto, qual problema pretende resolver, o conceito fundante e o público a que se destina
- Implementação e DiagnósticoSobre o processo de implementação e diagnósticoCompreender o processo para chegada da Tecnologia à rede, as principais estratégias de implementação do programa e as etapas para diagnóstico educacional da rede.
- FormaçãoApresentação dos módulos formativos e monitoramento das pautasCompreender a estrutura dos módulos formativos, os elementos que compõem cada pauta e as perguntas orientadoras para monitoramento do plano formativo.
- FormaçãoOrientações gerais sobre a formaçãoAlinhar os conteúdos e as estratégias indicados nas pautas formativas às diretrizes da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como planejar cada encontro de maneira que persiga os objetivos pretendidos.
- FormaçãoApresentação dos módulos formativosCompreender a estrutura didática de cada pauta: objetivos e conteúdos para o encontro, materiais de apoio — vídeos e plano de formação para coordenação pedagógica e docentes — e perguntas orientadoras para monitoramento da pauta.
- FormaçãoIdentidades e Nomes PrópriosConduzir encontros formativos que introduzam as crianças no mundo das letras, apoiando no processo de alfabetização, escrita e leitura a partir de seu próprio nome.
- FormaçãoBrincar, Ler e EscreverAprimorar a competência leitora e escrita (mesmo que não convencional) das crianças por meio de brincadeiras cantadas, rimas e versos, explorando outras fontes de aprendizado, como a imersão no mundo dos livros.
- FormaçãoApropriações LiteráriasExpandir a competência leitora das crianças por meio da leitura em voz alta pelo ou pela profissional da educação e em rodas de conversas literárias.
- FormaçãoTrilha de monitoramento das pautas formativasIdentificar a qualidade do trabalho do corpo docente durante os encontros formativos e seus impactos nas aprendizagens das crianças, suscitando, quando necessário, intervenções para melhoria das práticas pedagógicas e dos resultados.
- Monitoramento e AvaliaçãoMonitoramento e Avaliação da TecnologiaReconhecer os progressos na implementação e gestão da Tecnologia por meio da análise cuidadosa e estratégica dos indicadores de diagnóstico inicial, do processo formativo e de resultados.
Compartilhe este percurso com sua Equipe