Participação, Ações Colaborativas e Controle Social
Fortalecimento da relação escola, família e comunidade
A Tecnologia tem por objetivo fortalecer a relação entre escola, família e comunidade por meio do diálogo e de compromissos mútuos tanto na formulação de estratégias como nas tomadas de decisão.
Vamos implementar?
Orientações Gerais
Sobre a Tecnologia
Cotidianamente, nos deparamos com situações em que as famílias são responsabilizadas pelo não estreitamento de vínculos com a escola, bem como pelos baixos resultados de aprendizagem dos e das estudantes, realidade que precisa ser estrategicamente modificada. Para isso, compreendemos o papel das Secretarias de Educação em apoiar e mobilizar a gestão escolar no acolhimento, na escuta e na inserção das famílias e da comunidade no contexto da escolarização e aprendizagem formal. Afinal, para que a educação ofertada seja de qualidade, precisamos contar com todas as pessoas que, de alguma forma, estão implicadas nesse processo: escola, famílias e a comunidade em que a instituição está inserida. Nesse contexto, surge essa Tecnologia com reflexões, conteúdos e ações que visam fortalecer essa tríplice relação. Confira a seguir os depoimentos da equipe da Secretaria do município da Paulista, em Pernambuco, que teve a oportunidade de implementar essa Tecnologia e estreitar os laços entre escola e família para a garantia das aprendizagens.
Objetivo
Contribuir para a melhoria dos resultados de aprendizagem de estudantes por meio do fortalecimento da participação dos diversos atores sociais que compõem a comunidade escolar no processo pedagógico e de gestão das escolas.?
Resultados esperados
Curto prazo: Ativar o papel de cada ator social na democratização da escola como um espaço colaborativo e de diálogo e suscitar a construção e implementação de planos de gestão integrada.
Médio prazo: Comprometer os diferentes atores sociais com a qualidade da educação por meio de uma gestão escolar baseada nos dados de desempenho dos e das estudantes, em processos pedagógicos e no aprimoramento da experiência educacional.
Longo prazo: Aprimorar a experiência educacional de crianças e adolescentes por meio de processos pedagógicos qualificados e estabelecer relações intra e extraescolares fortalecidas.
Como os conteúdos estão organizados?
Nesta Tecnologia Educacional, serão apresentadas as estratégias e ações para implementação, monitoramento e avaliação bem como as orientações para formação da equipe formadora que operacionalizam os planos formativos, apoiando-se nos temas:
- Boas-vindas à Tecnologia Educacional
- A importância e como funciona a Tecnologia
- Sobre a Teoria da Mudança
- Sobre o processo de implementação, mobilização e diagnóstico
- Trilha do conteúdo formativo
- Catálogo de objetos para formação
- Plano de avaliação
- Processos de monitoramento
Será que esta tecnologia é indicada para sua rede?
Esse percurso é para você, integrante da Secretaria de Educação que reconhece a importância do fortalecimento da relação entre a escola, as famílias e a comunidade e que acredita que a construção conjunta de planos de ação colabora tanto com os processos da gestão escolar quanto com as aprendizagens de crianças e adolescentes! Os conhecimentos aqui sistematizados contribuirão com a ampliação do diálogo entre os principais atores da comunidade escolar e para comprometê-los na criação e sustentação de uma escola para além de muros.
Casos reais dessa Tecnologia
Dirigente e equipes técnicas
Papel principal
Nesta Tecnologia, serão desenvolvidas ações de engajamento e mobilização dos principais atores sociais na criação da escola como um espaço de diálogo e deliberação coletiva que culminam no desenho formativo de encontros transformacionais. Também serão indicadas orientações para o mapeamento da participação, de controle social e de famílias. Para isso, a Tecnologia está organizada em etapas que visam:
- elucidar os objetivos e as concepções que norteiam a Tecnologia e o público a quem ela se destina;
- desenhar e gerir encontros formativos a fim de expandir consciência sobre a atuação mais qualificada e participativa dos atores na integração escola, família e comunidade para a melhoria dos processos pedagógicos e de gestão escolar;
- propor estratégias e instrumentos para o monitoramento e a avaliação dos resultados alcançados.