Parceiro Técnico
Gestão Pedagógica
Gestão do acompanhamento das aprendizagens
Acompanhar as aprendizagens em uma rede de ensino é muito mais do que analisar e tomar decisões a partir dos resultados das avaliações externas. Os altos índices de distorção idade-ano e o elevado percentual de estudantes que não aprendem o esperado tornam essencial analisar o modo como está se dando o acompanhamento das aprendizagens da secretaria e das escolas.
Vamos implementar?
Orientações Gerais
Sobre a Tecnologia
Mais do que trabalhar com resultados de aprendizagem, acompanhar as aprendizagens demanda instrumentos que possam tornar visíveis o processo. Ao observar os estudantes, ao longo de algumas aulas, com a ajuda de um instrumento de acompanhamento, fica muito mais fácil para o(a) professor(a) ajustar suas estratégias de acordo com o que pôde observar das diferentes necessidades de aprendizagem. Adotar o acompanhamento das aprendizagens como uma política de rede demanda uma articulação da Secretaria de educação, da gestão educacional e da docência.
Objetivo
Implementar ações para acompanhamento das aprendizagens dos(as) estudantes que apresentam distorções idade-ano ou outras necessidades durante o processo de aprendizagem visando melhoria do ensino da rede.
Resultados esperados
Curto prazo: Formar profissionais da rede e equipe escolar nos processos de acompanhamento das aprendizagens dos(as) estudantes e atenção especial aos que apresentam dificuldades.
Médio prazo: Adotar decisões contextualizadas e assertivas para melhoria do acompanhamento das aprendizagens na comunidade escolar pela equipe, gestão, dupla gestora e profissionais apropriados.
Longo prazo: Contribuir para a redução da desigualdade na aprendizagem ?a partir de Processos de acompanhamento das aprendizagens incorporados à rotina da Secretaria e das duplas gestoras e corpo docente.
Como os conteúdos estão organizados?
Nesta Tecnologia Educacional serão apresentadas dimensões para a implementação, monitoramento e avaliação, além da formação para técnicos e outros profissionais da educação apoiando-se nos temas:
- A importância da Tecnologia;
- Monitoramento e Avaliação e seus instrumentos;
- Planejamento para processo formativo em acompanhamento das aprendizagens;
- Recursos para Tecnologia;
- Diagnóstico da rede;
- Teoria e prática para formação do trio, composto por secretário(a) e por dois(duas) técnicos(as) da área pedagógica da secretaria;
- Sobre os(as) estudantes da rede;
- Práticas e rotinas de monitoramento das aprendizagens;
- Instrumentos de acompanhamento;
- Mobilização da equipe técnica da secretaria;
- Mobilização e formação dupla gestora;
- A importância da Avaliação.
Será que esta tecnologia é indicada para sua rede?
Se sua equipe buscar garantir uma aprendizagem equânime e alinhada às necessidades dos(as) estudantes a partir de um plano integrado de ações para acompanhamento dessas aprendizagens, esse percurso é para você! Esses conhecimentos fortalecem a equipe da secretaria, gestores, coordenadores e corpo docente para reduzir as desigualdades na aprendizagem ?que acontecem nas redes de ensino.
Casos reais dessa Tecnologia
Dirigentes e equipes técnicas
Papel principal
Nesta Tecnologia serão pactuadas ações de acompanhamento realizadas pelas equipes da gestão educacional e escolar, em diálogo com as observações dos(as) professores(as), que tem como objetivo:
- articulação entre as equipes da secretaria para a análise de dados, definição dos encaminhamentos necessários e definição dos instrumentos de acompanhamento;
- formação e articulação com as duplas gestoras escolares para estabelecimento de um processo de acompanhamento dos focos prioritários;
- clareza conceitual sobre a articulação entre os processos de ensino e de avaliação para definição dos instrumentos de acompanhamento pertinentes.