Parceiro Técnico
Gestão Pedagógica
Gestão do acompanhamento das aprendizagens
Acompanhar as aprendizagens em uma rede de ensino é muito mais do que analisar e tomar decisões a partir dos resultados das avaliações externas. Os altos índices de distorção idade-ano e o elevado percentual de estudantes que não aprendem o esperado tornam essencial analisar o modo como está se dando o acompanhamento das aprendizagens da secretaria e das escolas.
Vamos implementar?
Gestão do acompanhamento das aprendizagens
Sobre o Percurso
A Tecnologia propõe estudos de conteúdo para implementação da Tecnologia, módulos para formação de trio da secretaria para análise de dados, levantamento de dados de equidade da rede, rotina, monitoramento e avaliação, além de instrumentos de monitoramento. Para suporte aos técnicos da secretaria conteúdos complementares ajudarão esse público a se desenvolver como formadores.
Para além do Percurso
Convidamos você e sua equipe a abraçar um compromisso para reverter quadros que revelam uma imensa desigualdade social e educacional aprimorando ações de acompanhamento das aprendizagens da sua rede.
Dentro do percurso
- IntroduçãoA importância da TecnologiaDiscutir a Tecnologia, considerando a estrutura de implementação, formação e monitoramento e avaliação dando ideia principal dos objetivos e intencionalidade. Esquematizar modelo de ações e acompanhamento para implementação da Tecnologia.
- Monitoramento e AvaliaçãoMonitoramento e Avaliação e seus instrumentosRelacionar as necessidades de Monitoramento e Avaliação da Tecnologia, documentando as atividades e ações realizadas.
- FormaçãoPlanejamento para processo formativo em acompanhamento das aprendizagensCompreender o caráter sistêmico da proposta de formação com vistas à organização e engajamento de todos os profissionais da rede (setores da Secretaria de Educação, gestores(as) escolares e professores(as)). Estruturar as ações necessárias para implementar a Tecnologia, observando o processo formativo e suas práticas, além da organização de equipe para implementação e formação.
- ImplementaçãoRecursos para TecnologiaMapear recursos e orçamentos necessários para implementação da Tecnologia.
- Monitoramento e AvaliaçãoDiagnóstico da redeRealizar a coleta e organização dos resultados de proficiência das avaliações externas e internas, além de dados de fluxo.
- FormaçãoTeoria e prática para formação do trio gestorRefletir sobre o sentido e usos dos dados na Secretaria, analisando dados sociais e educacionais da rede e do município, iniciando pelo registro de suas análises e reflexões de forma a subsidiar a comunicação com a equipe da Secretaria.
- ImplementaçãoSobre os(as) estudantes da redeRefletir sobre o acompanhamento das aprendizagens como forma de atenuar as desigualdades sociais que se perpetuam na escola, analisando estes dados para identificação dos saberes e dificuldades na aprendizagem dos(as) estudantes.
- ImplementaçãoPráticas e rotinas de monitoramento das aprendizagensValorizar o trabalho colaborativo e cooperativo entre os técnicos da Secretaria refletindo sobre suas atribuições e práticas de rotinas de monitoramento de aprendizagens suscitando um plano de ação de melhorias.
- ImplementaçãoInstrumentos de acompanhamentoCompreender a finalidade do instrumento de acompanhamento das aprendizagens reconhecendo suas peculiaridades (gradação e foco) para aplicação pela rede, colaborando ainda, com o aprimoramento desses instrumentos.
- ImplementaçãoMobilização da equipe técnica da secretaria e mobilização e formação dupla gestoraMobilizar a equipe técnica da secretaria e dupla gestores para compreensão coletiva. Antecipar o processo de formação proposto às duplas gestoras para ser possível dimensionar o tempo e recursos na ação seguinte.
- Monitoramento e avaliaçãoA importância da AvaliaçãoIdentificar as dimensões da avaliação, direcionamentos e orientações para realização da análise de dados.
Compartilhe este percurso com sua Equipe