Parceiro Técnico
Gestão Pedagógica
Formação em Matemática nos anos iniciais
Esta Tecnologia Educacional tem como premissa a criação ou o fortalecimento de uma estrutura de formação balizada por uma rede colaborativa que opera de forma sistêmica e responsabiliza todos os educadores pelas aprendizagens em Matemática dos e das estudantes. Neste percurso será possível entrar em contato com conteúdos e metodologias que irão auxiliar as redes e as escolas a operacionalizar e gerir essa estrutura de formação.
Vamos implementar?
Orientações Gerais
Sobre a Tecnologia
Sabemos que as aprendizagens dos e das estudantes não são de responsabilidade somente do corpo docente e, sim, de toda a rede de ensino. Neste sentido, esta Tecnologia convida a Secretária ou Secretário de Educação, a equipe técnica da secretaria, a coordenação pedagógica e os professores e professoras para tomar parte nesse processo que pretende tornar a escola um espaço permanente de formação. A partir de estratégias pedagógicas e didáticas colaborativas, a Secretaria de Educação assume o papel de protagonista ao dar início a esse processo e desempenhar atividades contínuas de monitoramento e avaliação, que visam contribuir com a melhoria das aprendizagens em Matemática.
Acompanhe o vídeo introdutório desta Tecnologia:
Objetivo
Estimular e instrumentalizar a rede para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática de modo a obter melhores resultados de aprendizagem dos estudantes, por meio de uma política de Formação Continuada em Matemática – que envolva os educadores de todas as instâncias, de forma sistêmica, numa perspectiva colaborativa de formação – capaz de fortalecer o papel do coordenador pedagógico como agente formador nas escolas da rede.
Resultados esperados
Curto prazo: Comprometer, engajar e responsabilizar coletivamente os dirigentes, técnicos da Secretaria, gestão escolar e corpo docente nos processos propostos por esta Tecnologia em prol da qualidade do ensino de Matemática ampliada.
Médio prazo: Adotar rotina de formação continuada em Matemática para melhoria das aprendizagens dos estudantes estabelecida pela Secretaria Municipal da Educação e pactuada com a equipe de gestão e docentes.
Longo prazo: Aumentar o desempenho em Matemática, de modo equânime, na rede escolar contribuindo com a qualidade ampliada do ensino matemático.
Como os conteúdos estão organizados?
Nesta Tecnologia Educacional serão apresentadas estratégias e ações para a implementação, monitoramento e avaliação, além da formação para técnicos(as) formadores, coordenadores pedagógicos e corpo docente apoiando-se nos temas:
- A importância da Tecnologia
- O que nos move? Que problema buscaremos enfrentar?
- Diagnóstico da rede
- Recursos para Tecnologia
- Mapa e Guia de Implementação
- Ações para Implementação
- Mobilização da equipe da Secretaria e gestores escolares
- Monitoramento e Avaliação da Tecnologia
- Monitoramento da gestão de implementação
- Processo formativo
- Formação da Secretaria
- Formação da Escola
- Monitoramento do processo formativo
- Avaliação do processo formativo
Será que esta tecnologia é indicada para sua rede?
Se sua equipe busca aperfeiçoar e ampliar conhecimentos em Matemática a partir de uma proposta pedagógica colaborativa conectada com sua rede e com as necessidades do corpo docente e discente, esse percurso é para você! Estes conhecimentos além de ampliar o diálogo entre os principais atores educacionais da rede visam aumentar a proficiência de estudantes nos anos iniciais em Matemática.
Casos reais dessa Tecnologia
Dirigente e equipes técnicas
Papel principal
Nesta Tecnologia serão desenvolvidas ações para formação e gestão das aprendizagens matemáticas da equipe de coordenação, corpo docente e discente a partir da sistematização integrada e articulada entre a rede e a escola, que tem como objetivo:
- Identificar o processo e a qualidade do ensino de Matemática nas escolas com articulação da rede e equipe escolar;
- promover formação continuada ao corpo docente e estudantes aumentando a qualidade de ensino e aprendizagem em Matemática;
- reconhecer o alcance dos resultados de curto, médio e longo prazo sugerido pela Tecnologia a partir de processos e instrumentos de monitoramento e avaliação.