Parceiro Técnico
Participação, Ações Colaborativas e Controle Social
Colaboração entre estado e municípios através de uma cadeia formativa
Esta Tecnologia busca superar a fragmentação das políticas educacionais, fortalecendo a colaboração entre estado e municípios que atuam de forma integrada e sistêmica em prol da melhoria da aprendizagem de estudantes no território, a partir de uma integração que estimule e garanta condições equitativas de ensino nas redes municipais.
Vamos implementar?
Orientações Gerais
Sobre a Tecnologia
Atualmente já existem várias iniciativas de colaboração entre estado e municípios (principalmente para a superação de dificuldades financeiras e técnicas), mas ainda é necessário avançar em direção a uma articulação intergovernamental que potencialize a aprendizagem dos e das estudantes. Esta Tecnologia se realiza na prática pela implementação de estratégias e mecanismos voltados para a coordenação e a cooperação entre os entes envolvidos, construindo uma estrutura pela qual as gestões concretizam a coordenação e a cooperação entre si. Acompanhe o vídeo introdutório desta Tecnologia.
Objetivo
Construir um diálogo colaborativo por meio da constituição de uma cadeia formativa que envolve estado, órgãos regionais, municípios e escolas com foco na aprendizagem das e dos estudantes, assegurando a consciência da responsabilidade desses atores na gestão para a aprendizagem.
Resultados esperados
Curto prazo: ampliar conhecimentos sobre gestão pedagógica e escolar voltada para aprendizagens dos e das estudantes.
Médio prazo: comprometer-se com a criação e gestão de uma cadeia formativa envolvendo a secretaria estadual, orgãos regionais, secretarial municipal e escolas, colaborando com reflexões e práticas que potencializam a implementação e o monitoramento de ações para a melhoria das aprendizagens.
Longo prazo: contribuir com uma educação mais equânime nas redes municipais para o aprendizado dos e das estudantes por meio de uma gestão da aprendizagem em colaboração por gestores e gestoras escolares, equipe técnica municipal, regional e estadual.
Como os conteúdos estão organizados?
Nesta Tecnologia Educacional, serão apresentadas estratégias e ações para implementação, monitoramento e avaliação, além da formação da equipe técnica regional e da Secretaria Municipal como formadoras de gestores e gestoras escolares apoiando-se nos temas:
- A importância da Tecnologia;
- Sobre o processo de implementação;
- Regime de colaboração estado-municípios;
- Diagnóstico inicial;
- Autoavaliação do regime de colaboração;
- Orientações para equipe técnica regional;
- Conteúdo formativo;
- Avaliação e monitoramento.
Será que esta tecnologia é indicada para sua rede?
Se a sua equipe acredita que a aprendizagem dos e das estudantes é responsabilidade de todos e pode ser potencializada com a formação dos gestores escolares para a elaboração de planos pedagógicos alinhados às necessidades locais, esse percurso é para você! Com as reflexões e ações propostas por esta Tecnologia, você reconhecerá o poder da articulação (intencional e com propósito) entre a Secretaria de Educação (municipal e estadual), as regionais de ensino e a equipe gestora escolar em prol da gestão e aprendizagem das e nas escolas.
Dirigente e equipes técnicas
Papel principal
Nesta Tecnologia serão desenvolvidas ações para a implementação da formação continuada dos gestores escolares pela equipe técnica da Secretaria Estadual, Regional e Municipal articuladas e em colaboração em prol da aprendizagem dos e das estudantes, que tem como objetivos:
- reconhecer a importância da implementação do regime de colaboração entre os municípios;
- promover formação continuada ao corpo docente e estudantes, aumentando a qualidade de ensino e aprendizagem;
- reconhecer o alcance dos resultados de curto, médio e longo prazo sugeridos pela Tecnologia a partir de processos e instrumentos de monitoramento e avaliação.