Parceiro Técnico
Gestão Pedagógica
Formação em Matemática nos anos iniciais
Esta Tecnologia Educacional tem como premissa a criação ou o fortalecimento de uma estrutura de formação balizada por uma rede colaborativa que opera de forma sistêmica e responsabiliza todos os educadores pelas aprendizagens em Matemática dos e das estudantes. Neste percurso será possível entrar em contato com conteúdos e metodologias que irão auxiliar as redes e as escolas a operacionalizar e gerir essa estrutura de formação.
Vamos implementar?
Formação em Matemática nos anos iniciais
Sobre o Percurso
A Tecnologia propõe estudos de conteúdo para implementação e gestão da Tecnologia, módulos para formação da Secretária e corpo docente e seus respectivos processos de avaliação e monitoramento. Para suporte aos técnicos da secretaria conteúdos complementares ajudarão esse público para uma atuação como formadores.
Destacamos, que os conteúdos temáticos previstos na Formação da Escola, dedicados ao corpo docente, estarão disponíveis em breve como parte desta Tecnologia.
Para além do Percurso
Convidamos você a ampliar o movimento, articulado e integrado, firmado entre a Secretaria de Educação, equipe técnica e de gestão escolar, corpo docente e discente, oportunizando ações formativas que ampliem a qualidade do ensino e gestão das aprendizagens matemáticas.
Dentro do percurso
- IntroduçãoA importância da TecnologiaDiscutir a Tecnologia, considerando a estrutura de implementação, formação e monitoramento e avaliação dando ideia principal dos objetivos e intencionalidade.
- IntroduçãoO que nos move? Que problema buscaremos enfrentar?Compreender os desafios que a Tecnologia se propõe a enfrentar e reconhecer as necessidades da Secretaria de Educação para sua implementação.
- DiagnósticoDiagnóstico da redeIdentificar a situação dos estudantes da rede de ensino em relação aos indicadores do ensino da matemática. Identificar o percurso de formação em Matemática já realizado pela rede. Analisar a atuação dos coordenadores pedagógicos com formadores de professores nas escolas. Realizar a coleta e organização dos resultados de proficiência das avaliações externas e internas, além de dados de fluxo.
- DiagnósticoRecursos para TecnologiaMapear recursos e orçamentos necessários para implementação da Tecnologia.
- ImplementaçãoMapa e Guia de ImplementaçãoIdentificar as ações necessárias para o processo de implementação.
- ImplementaçãoAções para ImplementaçãoIdentificar os recursos humanos e orçamentários de implementação da Tecnologia para planejar as ações necessárias.
- ImplementaçãoMobilização da equipe da Secretaria e gestores escolaresMobilizar as equipes técnicas de todos os setores da Secretaria e gestão escolar das escolas para a implementação da Tecnologia.
- Monitoramento e avaliaçãoMonitoramento e Avaliação da TecnologiaIdentificar quais transformações podem ocorrer na rede de ensino a partir de uma Teoria de Mudança. Reconhecer que os processos de monitoramento e avaliação da formação continuada devem seguir o mesmo princípio de avaliação processual, formativa e contínua.
- Monitoramento e avaliaçãoMonitoramento da gestão de implementaçãoReconhecer o processo de monitoramento da implementação da Tecnologia, bem como os instrumentos que auxiliam essa prática.
- FormaçãoProcesso formativoAmpliar os conhecimentos sobre o processo formativo na tecnologia.
- FormaçãoFormação da SecretariaResponsabilizar-se pela articulação das aprendizagens na escola e formação ampliada em Matemática do corpo docente contribuindo com o planejamento do ensino.
- Formação da EscolaFormação da EscolaConduzir aulas de ensino de Matemática fundamentada na resolução de problemas e nas interações em sala de aula reconhecendo o papel do corpo docente nesta perspectiva de trabalho.
- Monitoramento e avaliaçãoMonitoramento do processo formativoReconhecer os processos de monitoramento do processo formativo da Tecnologia.
- Monitoramento e avaliaçãoAvaliação do processo formativoReconhecer que os processos de avaliação da formação continuada devem seguir o mesmo princípio de avaliação processual e formativa.
Compartilhe este percurso com sua Equipe