Menus de configuração no Painel de Administração

Melhoria da Educação no Município

O Programa Melhoria da Educação no Município

img-banner-o-programa

O que é

O desafio de garantir educação de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros é de uma escala e complexidade que requer políticas de governo efetivas aliadas à ampla participação dos diversos setores da sociedade. É a partir dessa premissa que o banco Itaú, por meio da Fundação Itaú Social, desenvolve programas que atuam no sentido de desenvolver, sistematizar e disseminar metodologias que contribuam com o aprimoramento das políticas e sistemas educacionais do país.

O Programa Melhoria da Educação no Município tem como objetivo a formação continuada de gestores municipais para uma atuação mais efetiva na promoção da qualidade da educação, principalmente em municípios de micro e pequeno porte. Ele é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Desde 1999 o Programa já beneficiou mais de 1.000 municípios em 18 estados brasileiros, formando cerca de 3.500 gestores e técnicos.

 

O Melhoria da Educação no Município atua por meio de duas frentes de trabalho:

Formação em consórcios: realizada em ciclos de duração de dois anos, a formação é realizada em parceria com consórcios intermunicipais. Os consórcios são entidades que reúnem municípios vizinhos para a realização de ações conjuntas. Esta frente de atuação do Programa tem a coordenação técnica da Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública – e conta com atividades de formação semipresencial nesta Plataforma Virtual.

Disseminação: a metodologia já sistematizada do Melhoria da Educação no Município é oferecida por meio desta Plataforma Virtual e em encontros de formação organizados no âmbito das parcerias do Programa.

Entre as estratégias utilizadas pelo programa destacam-se (1) o incentivo à construção de instâncias de participação social; (2) o desenvolvimento de planejamentos da Educação de curto e longo prazo (Plano Municipal de Educação); (3) a reorganização das estruturas dos órgãos gestores da educação, tendo como referência a gestão por processos; e, finalmente, (4) a construção de instâncias de troca de experiências e ação coletiva no nível intermunicipal.

O que você encontra aqui

Informações que buscam ampliar o alcance dos conteúdos produzidos e sistematizados pelo Programa Melhoria da Educação no Município, além de divulgar notícias e informações no âmbito do Programa.

• Na seção “Processos de Gestão da Educação” você encontra os fluxogramas dos principais processos pedagógicos e administrativos que se desenvolvem no cotidiano das secretarias e diretorias municipais de educação.

• Na seção “Plano Municipal de Educação” você encontra o passo a passo para o desenvolvimento do PME em seu município, com dicas preciosas de municípios que já finalizaram este importante planejamento.

• No Blog do programa você encontrará notícias sobre o que está acontecendo no programa.

• A Biblioteca disponibiliza os principais conteúdos produzidos pelo Programa Melhoria da Educação no Município, além de vídeos com palestras realizadas nas atividades presenciais desenvolvidas pelo programa.

Além disso, há um ambiente exclusivo para os participantes da formação presencial do Programa melhoria, acessado após a realização de login. Clique aqui para se logar.

Livro Processos de Gestão da Educação

Os conteúdos disponibilizados abaixo foram extraídos da publicação “Diálogos sobre a Gestão Municipal – Processos na Educação” (disponível na íntegra na biblioteca). Eles apresentam um material prático, com fluxogramas que traduzem a sequência lógica dos processos de gestão pedagógica e administrativo-financeira, permitindo que os gestores públicos municipais possam se orientar e esclarecer dúvidas mais frequentes nas suas atividades cotidianas.

Além dos conteúdos do livro, esta seção qualifica os fluxogramas com vídeos e modelos de documentos desenvolvidos por municípios que já implementaram esses processos durante as edições presenciais do Programa. Nos processos “Gestão do Projeto Político Pedagógico”, “Gestão da Avaliação do Ensino e Aprendizagem” e “Gestão da Comunicação” você já encontra exemplos destes conteúdos exclusivos da plataforma.

Livro Passo a Passo do Plano Municipal de Educação

De 10 em 10 anos, os órgãos centrais da educação municipal, em conjunto com seus cidadãos, são instigados a planejarem suas ações para a próxima década. O livro Passo a Passo do Plano Municipal da Educação, integrante também da Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal, disponível abaixo, traz as principais ações necessárias para que os municípios desenvolvam seus Planos Municipais de Educação de forma participativa e efetiva.

O livro foi produzido a partir da experiência de 15 municípios paranaenses participantes da 10ª edição do Programa Melhoria da Educação no Município em seus processos de elaboração dos Planos Municipais de Educação. Por isso, o material dialoga com os desafios vivenciados pelos gestores municipais ao longo do percurso, assim como com as soluções por eles encontradas.

A publicação aborda, ainda, temas complementares à formulação do Plano Municipal de Educação e servem para o aprofundamento das equipes técnicas na fase de implementação e no dia a dia da gestão, por meio de dois artigos: (1) A potência da articulação regional entre municípios e o (2) Planejamento estratégico da Gestão Municipal da Educação perante o desafio da qualidade.

Boa leitura!